Quem somos Contato
Sexta-Feira, 25 de Julho de 2014
Guia comercial

.: Acabamentos
.: Academias
.: Adestramento de animais
.: Adm. de Condomínios
.: Advocacias
.: Agências de Viagens
.: Agropecuários
.: Alinhamento e Balanceamento
.: Antena Sky
.: Ar Condicionado
.: Artesanatos
.: Artigos Religiosos
.: Assistência Técnica
.: Auto Elétrica e Baterias
.: Auto-Escolas
.: Automóveis
.: Auto Peças
.: Bancos em Couro
.: Bares e Lanchonetes
.: Baterias
.: Beleza Facial e Corporal
.: Bicicletas
.: Brindes
.: Brinquedos e Utilidades
.: Bolos e Tortas
.: Bombas
.: BusDoor
.: Calçados
.: Celulares
.: Camping´s
.: Carimbarias
.: Casas de Festas
.: Chaveiros
.: Clínicas Veterinárias
.: Colchões
.: Compressores
.: Comunicação Visual
.: Contabilidades
.: Confeitaria
.: Cosméticos
.: Cursos Profissionalizantes
.: Cybercafés
.: Danças
.: Decorações
.: Desentupidora
.: Distribuidora de Água
.: Distribuidora de Bebidas
.: Distribuidora de Polpas de Frutas
.: Distribuidora de Gás
.: Drogarias
.: Eletrônica
.: Elevadores
.: Embalagens
.: Entretenimentos
.: Enxoval do bebê
.: Escolas
.: Esportes
.: Esquadrias de Aluminio
.: Estéticas
.: Faculdades
.: Farmácias
.: Ferramentas
.: Festas
.: Financiamentos
.: Floriculturas
.: Fogões
.: Games
.: Gráficas
.: Horto
.: Hotéis
.: Hotéis para cães
.: Imobiliárias
.: Informática
.: InsulFilm
.: Joalheria
.: Ladrilhos
.: Lanchonetes
.: Lava-jato
.: Lan Houses
.: Lanternagem e Pintura
.: Lavanderias
.: Livrarias
.: Locadoras de Vídeos
.: Máquinas de Costura
.: Máquinas para Padaria
.: Mármores e Granitos
.: Materiais de Construção
.: Materiais de Limpeza
.: Materiais Elétricos
.: Mega Hair
.: Mergulho
.: Moda Íntima
.: Moda Praia
.: Moda Surf
.: Motores
.: Motos
.: Móveis
.: Mudanças
.: Noivas
.: Odontologia
.: Oficinas Automotivas
.: Oficinas de Motos
.: OutDoor
.: Padaria
.: Papelarias
.: Parafusos
.: Passeios Turísticos
.: Peixarias
.: Persianas
.: Pet Shop
.: Pintura Automotiva
.: Piscinas
.: Pizzaria
.: Pranchas de Surf / Bodyboard
.: Pré-Moldados
.: Prestação de Serviços
.: Podologia
.: Pousadas
.: Presentes
.: Quiosques
.: Rádios
.: Recarga cartucho & toner
.: Refrigeração
.: Relojoaria
.: Restaurante
.: Revenda Autorizada Sky
.: Revendas
.: Revestimentos
.: Rodas e Pneus
.: Roupas & Acessórios
.: Salões de beleza
.: Saúde
.: Segurança
.: Seguros
.: Selarias
.: Serralherias
.: Som & Acessórios
.: Sorveterias
.: Supermercados
.: SPA
.: Studios fotográficos
.: Sucatas
.: Suplementos
.: Tatuagens
.: Taxi
.: Telefones
.: Torno e Solda
.: Transportes
.: Telemensagens
.: Uniformes
.: Varal Individual
.: Veículos
.: Vidraçarias
.: A empresa
.: Contato
.: Expediente
.: Parceria
.: Política de Privacidade
.: Publicidade
.: Serviços
Digite aqui o seu e-mail:

 
 
 
GUARAPARI VIRTUAL - MATÉRIAS
 
Os benefícios e malefícios do sol
  
FOTOENVELHECIMENTO

A exposição excessiva e/ou prolongada da pele à radiação ultravioleta (UV) resulta em várias alterações cutâneas chamadas de fotoenvelhecimento. Este é a conseqüência dos efeitos cumulativos desde as primeiras exposições. A severidade deste envelhecimento depende principalmente da duração e intensidade da exposição UV e da cor da pele e sua capacidade de bronzear: quanto maior a intensidade e duração da exposição solar e quanto mais clara e mais difícil de bronzear a pele, maior o dano que o sol pode causar. Clinicamente o fotoenvelhecimento pode provocar alterações na texttura e cor da pele, deixando-a áspera e amarelada. Também pode induzir o surgimento de manchas, pequenas veias dilatadas, rugas, flacidez e ressecamento, entre outros. Por fim, não se pode omitir a participação da radiação UV em induzir a formação do câncer da pele.

A exposição a radiação ultravioleta não é a única causa do envelhecimento cutâneo. Existem outras situações relacionadas, como o envelhecimento intrínseco, que resulta de alterações anatômicas e fisiológicas determinadas por fatores genéticos, e fatores ambientais, como o vento, calor e exposição ao tabaco.

A melhor maneira de tratar o fotoenvelhecimento é previnir o seu surgimento através de medidas de proteção solar. Nunca é cedo ou tarde demais para iniciar uma proteção solar adequada. Também existem vários produtos e procedimentos médicos capazes de reverter algumas das alterações que ocorrem no fotoenvelhecimento.

PRODUTOS

 Ácido Retinóico

É um derivado da vitamina A usado principalmente no tratamento da acne e da pele danificada pelo sol. Sua ação consiste em provocar a descamação da camada mais externa da pele e estimular a reposição da mesma por células mais novas e mais saudáveis. Ele também estimula a produção de colágeno, suaviza as rugas finas da pele e atenua as suas manchas, deixando a pele aparentemente mais jovem e mais bonita. São necessários vários meses de tratamento para se alcançar estes resultados. É aprovado pelo FDA para uso no fotoenvelhecimento.

 Alfa-hidroxiácidos

São derivados de plantas e frutas. Os mais conhecidos são os ácidos glicólico, lático, málico, cítrico e tartárico. Seus efeitos no fotoenvelhecimento estão sendo estudados. Apresentam ação semelhante ao ácido retinóico na renovação da camada mais externa da pele. Com o uso regular destes produtos, a pele torna-se mais macia e aparentemente mais bonita e mais jovem. Comparados com o ácido retinóico, geralmente não deixam a pele sensível ao sol e são menos propensos a causar irritação. Em concentrações baixas têm efeito hidratante, sendo bastante úteis na pele com tendência a acne. Em concentrações elevadas podem ser usados no peeling químico.

Vitamina C

É um produto amplamente usado no tratamento da pele. Entre os seus efeitos, destaca-se o seu envolvimento na formação do colágeno, uma proteína estrutural da pele que degenera com o envelhecimento da mesma, e seu poderoso efeito anti-oxidante, capaz de bloquear os prejuízos causados pelos radicais livres, os quais acredita-se serem os principais responsáveis pelo envelhecimento. A vitamina C tem sido usada também como despigmentante e parece ter ainda um efeito protetor do sol. Geralmente é bem tolerada, podendo ser usada inclusive no tratamento das linhas ao redor dos olhos. Não deixa a pele sensível ao sol e, como os produtos anteriores, tem seus benefícios evidenciados após meses de uso.

PROCEDIMENTOS

Botox, Peeling Químico e Preenchimento Cutâneo

PROTEÇÃO SOLAR

Apesar do verão ensolarado e a pele bronzeada serem apreciados pela maioria das pessoas, a exposição solar pode trazer uma série de prejuízos ao nosso organismo. Como exemplo dos efeitos danosos do sol, citamos queimaduras, envelhecimento prematuro da pele, câncer da pele, dano ocular, alergias e alterações no sistema imunológico. Ultimamente tem-se enfatizado muito a importância de se proteger das radiações ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB), as quais são as principais responsáveis pelo dano solar. Dentro deste propósito, discorremos sobre os perigos de uma exposição solar inadequada e a maneira correta de se obter uma proteção solar efetiva. Com prudência, poderemos desfrutar dos benefícios do sol...

Ao contrário do que se pensa, a proteção solar não consiste apenas no uso de um filtro solar, mas na observação de várias medidas que, em conjunto, contribuem para uma proteção solar efetiva. Deve ser executada durante o ano todo, pois mesmo no inverno e em dias nublados os raios UV causam danos à pele.

PRINCIPAIS CUIDADOS

Horário

Evite exposição solar entre 10 e 16h, pois neste período os raios ultravioletas são mais intensos.

Filtro Solar

Use regularmente um protetor solar com FPS mínimo de 15, o qual deve ser aplicado aproximadamente 30 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada 2 horas de exposição contínua, após mergulho, exercício ou suor excessivo. Use também protetor solar para os lábios.

Roupas

A maioria das roupas absorve ou reflete os raios UV, mas roupas brancas confeccionadas em malha frouxa e roupas molhadas e aderidas à pele não protegem adequadamente. Qualquer roupa é melhor que nenhuma, mas quanto mais apertada a tecedura, maior será a proteção.

Chapéu

Chapéu com abas contribui na proteção solar de áreas particularmente propensas a uma exposição solar intensa, como os olhos, orelhas, rosto, pescoço e nuca.

Óculos de Sol

A exposição solar pode causar catarata e outros danos oculares. Por isso, o uso de óculos com 99-100% de proteção UV protege os olhos dos danos da radiação solar.

Sombra

Ficar à sombra ou debaixo do guarda-sol são medidas benéficas, mas não são suficientes, visto que a radiação solar reflete na água, areia, concreto e acaba atingindo até mesmo os que estão à sombra.

Lâmpadas de UVA

A prática do bronzeamento com luz artificial traz danos à pele e aos olhos desprotegidos. A exposição a lâmpadas de UVA não é mais segura que a exposição à luz solar, e o FDA (Food and Drug Administration) desaconselha esta prática.

UV Index

O UV index é uma medida prévia da quantidade de radiação UV que alcançará diferentes partes do mundo no dia subseqüente. Graduado em níveis de 0-10+, ele indica o risco de uma superexposição solar e indica o grau de proteção solar que se deve tomar em atividades que exigem exposição solar.

Crianças

A proteção solar na criança é de fundamental importância, pois estima-se que até os 18 anos de idade, o tempo de exposição solar é maior do que no restante da vida. Crianças menores de 6 meses não devem usar protetor solar e podem ser levadas ao sol desde que moderadamente, no horário adequado e cercadas das demais medidas de proteção solar, tais como roupas leves e guarda-sóis; já as maiores de 6 meses devem observar o horário adequado de exposição solar, devem usar regularmente um protetor solar, obedecendo a maneira correta de aplicação e, assim que possível, usar chapéu e óculos escuros. Uma medida de fácil execução e que contribui grandemente para a proteção solar em crianças é não permitir que as crianças fiquem sem camisa no sol. Pelo contrário, devem usar roupas que cubram boa parte da pele exposta ao sol.

EFEITOS DANOSOS DO SOL

Dias ensolarados são agradáveis e convidativos a atividades externas de lazer e trabalho. Porém é importante saber que a exposição solar desmedida pode causar vários danos à saúde. Mas, usando o bom senso e tomando os devidos cuidados de proteção solar, poderemos desfrutar dos benefícios do sol sem que o nosso organismo sofra grandes prejuízos. Abaixo podem-se ver alguns dos efeitos danosos que o sol pode ocasionar.

Queimaduras

Acontecem após um período de exposição maior do que a pele pode tolerar. É mais provável de ocorrer na exposição entre 10 e 16h. Quando intensa, deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Pode ainda causar sintomatologia sistêmica, como mal-estar, febre e calafrios.

Câncer da Pele

O câncer da pele ocorre a grande maioria das vezes (mais de 90%) nas áreas de pele expostas ao sol. As áreas de pele particularmente sujeitas são aquelas que mais sofrem exposição solar: face, orelhas, pescoço, nuca, antebraços e mãos. Os 3 tipos de câncer da pele mais comuns são o carcinoma basocelular, o carcinoma epidermóide e o melanoma. Os 2 primeiros geralmente apresentam um alto índice de cura, quando apropriadamente tratados. O melanoma, porém, se não for abordado precocemente, espalha-se rapidamente pelo organismo e pode ser fatal. Veja mais sobre câncer da pele.

Dano ocular

Os raios UV podem causar catarata e outra alterações oculares, como pterígio, degeneração macular. A proteção solar adequada diminui a probabilidade disto ocorrer .

Alergias

Algumas pessoas desenvolvem reações alérgicas ao sol. Estas podem ser por efeito direto do sol sobre a pele ou indiretamente, quando o uso de cosméticos, perfumes e medicamentos tópicos ou sistêmicos deixam a pele sensível ao sol.

Envelhecimento da Pele

O sol induz a alterações degenerativas na pele, as quais podem se manifestar como manchas, rugas, aspereza, atrofia e outras (veja fotoenvelhecimento acima). É notável o fato de que pessoas que se expuseram intensamente ao sol, seja durante o lazer ou trabalho, possuem a pele visivelmente mais envelhecida do que aquelas com um tipo de pele semelhante que não sofreram tal exposição. Sabendo que os efeitos danosos do sol são cumulativos, é importante que se inicie a proteção solar desde a infância, principalmente porque a exposição solar até os 18 anos é maior do que no restante da vida.

Alterações Imunológicas

A exposição solar pode causar alterações no sistema imunológico, deixando a pessoa mais susceptível a algumas doenças, como infecções, por exemplo. Mesmo pessoas com pele escura podem ter a imunidade deprimida pelo efeito da radiação UV.

Doenças

Algumas doenças podem piorar após exposição solar, como a varicela e lúpus eritematoso.

 
   
 
 
 
 
 
 
Quem SomosExpedienteComo AnunciarFale ConoscoPolítica de PrivacidadeServiços
© 2005-2014 Guarapari Virtual - O Site da Cidade Saúde. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem prévia autorizaçao.