Quem somos Contato
Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2014
Guia comercial

.: Acabamentos
.: Academias
.: Adestramento de animais
.: Adm. de Condomínios
.: Advocacias
.: Agências de Viagens
.: Agropecuários
.: Alinhamento e Balanceamento
.: Antena Sky
.: Ar Condicionado
.: Artesanatos
.: Artigos Religiosos
.: Assistência Técnica
.: Auto Elétrica e Baterias
.: Auto-Escolas
.: Automóveis
.: Auto Peças
.: Bancos em Couro
.: Bares e Lanchonetes
.: Baterias
.: Beleza Facial e Corporal
.: Bicicletas
.: Brindes
.: Brinquedos e Utilidades
.: Bolos e Tortas
.: Bombas
.: BusDoor
.: Calçados
.: Celulares
.: Camping´s
.: Carimbarias
.: Casas de Festas
.: Chaveiros
.: Clínicas Veterinárias
.: Colchões
.: Compressores
.: Comunicação Visual
.: Contabilidades
.: Confeitaria
.: Cosméticos
.: Cursos Profissionalizantes
.: Cybercafés
.: Danças
.: Decorações
.: Desentupidora
.: Distribuidora de Água
.: Distribuidora de Bebidas
.: Distribuidora de Polpas de Frutas
.: Distribuidora de Gás
.: Drogarias
.: Eletrônica
.: Elevadores
.: Embalagens
.: Entretenimentos
.: Enxoval do bebê
.: Escolas
.: Esportes
.: Esquadrias de Aluminio
.: Estéticas
.: Faculdades
.: Farmácias
.: Ferramentas
.: Festas
.: Financiamentos
.: Floriculturas
.: Fogões
.: Games
.: Gráficas
.: Horto
.: Hotéis
.: Hotéis para cães
.: Imobiliárias
.: Informática
.: InsulFilm
.: Joalheria
.: Ladrilhos
.: Lanchonetes
.: Lava-jato
.: Lan Houses
.: Lanternagem e Pintura
.: Lavanderias
.: Livrarias
.: Locadoras de Vídeos
.: Máquinas de Costura
.: Máquinas para Padaria
.: Mármores e Granitos
.: Materiais de Construção
.: Materiais de Limpeza
.: Materiais Elétricos
.: Mega Hair
.: Mergulho
.: Moda Íntima
.: Moda Praia
.: Moda Surf
.: Motores
.: Motos
.: Móveis
.: Mudanças
.: Noivas
.: Odontologia
.: Oficinas Automotivas
.: Oficinas de Motos
.: OutDoor
.: Padaria
.: Papelarias
.: Parafusos
.: Passeios Turísticos
.: Peixarias
.: Persianas
.: Pet Shop
.: Pintura Automotiva
.: Piscinas
.: Pizzaria
.: Pranchas de Surf / Bodyboard
.: Pré-Moldados
.: Prestação de Serviços
.: Podologia
.: Pousadas
.: Presentes
.: Quiosques
.: Rádios
.: Recarga cartucho & toner
.: Refrigeração
.: Relojoaria
.: Restaurante
.: Revenda Autorizada Sky
.: Revendas
.: Revestimentos
.: Rodas e Pneus
.: Roupas & Acessórios
.: Salões de beleza
.: Saúde
.: Segurança
.: Seguros
.: Selarias
.: Serralherias
.: Som & Acessórios
.: Sorveterias
.: Supermercados
.: SPA
.: Studios fotográficos
.: Sucatas
.: Suplementos
.: Tatuagens
.: Taxi
.: Telefones
.: Torno e Solda
.: Transportes
.: Telemensagens
.: Uniformes
.: Varal Individual
.: Veículos
.: Vidraçarias
.: A empresa
.: Contato
.: Expediente
.: Parceria
.: Política de Privacidade
.: Publicidade
.: Serviços
Digite aqui o seu e-mail:

 
 
 
 
PESCA OCEÂNICA
 
Considerados os pesos pesados da pesca ocânica, os peixes de bico ou de alto mar são, na verdade, um desafio a qualquer pescador que está a procura de grandes emoções e atrás de bater seu próprio recorde.

Peixes como o marlin, sailfish, dourado, bicudo, barracudas, atuns... garantem a festa de um apescaria esportiva de alto mar, com direito até, quem sabe, um recorde mundial. Haja visto que o mar brasileiro é um dos mais promissores do mundo na pesca do marlin azul, especialmente na região que vai desde o Rio de Janeiro até a costa do Espírito Santo, onde hoje registra o recorde mundial da pesca do marlin azul, com 676kg.

Pesca Oceânica - Marlin

MARLIN BRANCO

Um dos peixes mais esportivos do Brasil e também muito presente em nossas águas. Têm presença garantida desde o sul até o nordeste do país. Vive em grandes profundidades, subindo à superfície para se alimentar. Não chega a pesar tanto quanto seu parente, marlin azul, mas pode atingir até 160 kg e passar de 2m de comprimento. Possui hábitos alimentares variados e usa seu bico para ferir as vítimas para depois comê-las. Um verdadeiro espadachim. Pode ser pescado em épocas que vão desde o verão até o inverno em algumas regiões. Assim como a maioria dos oceânicos, prefere águas quentes com temperatura em torno dos 27 graus. Pode ser pescado com iscas artificiais de lulas ou peixes, mas também é muito utilizada a natural, tendo o farnangaio como protagonista. Lulas e cavalinhas também são boas alternativas.

MARLIN AZUL

Este sim é o desafio do pescador amador na pesca oceânica. Possui muita força além do peso descomunal. Dá incríveis saltos quando fisgado e toma linha com uma facilidade enorme. Os maiores exemplares gostam de brigar mais no fundo, mas vêm a superfície tomar fôlego. Para pescá-lo é preciso material barra pesada, com carretilha que suporte no mínimo 500m de linha adequada. Tanto a pesca deste como a dos outros oceânicos é feita através do corrico, isto é, dá-se voltas pelo pesqueiro até localizar o peixe. As iscas usadas são as mesmas do marlin branco, entre outros peixes. Às vezes quando se está atrás de um grande marlin, chega-se a usar até um atum de 8-10kg para capturá-lo. A melhor época para se pescá-lo é durante o verão quando a temperatura da água atinge mais ou menos 26-28 graus. A embarcação para capturar o animal esportivamente, deve ser apropriada, com cadeira e suporte de vara, pois a luta leva tempo e não raro ultrapassa 3-4 horas. Basta dizer que o pescador que capturou o peixe que hoje é o recorde mundial, ficou nada menos que 7 horas com o bichão na linha! Sem contar que a força foi tamanha que despregou a cadeira do barco e a mesma teve de ser amarrada por trás, junto da geladeira.

Os mares de Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo, são os mais indicados para a captura de exemplares. Se for tentar pescar um animal destes, consulte primeiro alguém experiente do local e informe-se melhor sobre as épocas e pesqueiros. Para pegar um grande marlin, primeiro você precisa ter um pouco de experiência na pesca oceânica e um pouco de malícia. Deve-se esperar que o peixe primeiro engula a isca e não fisgar quando ele a coloca na boca como de costume. Após o peixe engulir a isca, fisgue com firmeza, pois na maioria das vezes estes peixes regurgitam o estômago para se libertarem do anzol. É realmente uma cena impressionante de como a natureza é perfeita com suas criações. Ver aquele grande animal com o estômago pendurado no bico, realmente é muito chocante.

SAILFISH

Chamado pelos pescadores do nordeste como "agulhão de vela" este peixe se difere do marlin azul não só pelo peso, mas também pelo tamanho da barbatana dorsal. Normalmente se assemelha mais ao marlin branco em relação ao peso, podendo alcançar geralmente 60-100kg e 1,8m de comprimento. Quando fisgado vai logo dando saltos impressionantes de até 2m de altura. Fazem muita força e oferecem muita resistência ao anzol. Podem ser pescados com as mesmas iscas usadas para marlins. Ao saltar abre sua nadadeira dorsal, espondo seu dote. Também vive em profundidades variáveis de acordo com a estação e temperatura das águas, gosta de mar azul e águas escuras, habitat dos outros peixões também. Sua carne assim como a dos marlins não é muito apreciada por pescadores, é muito escura e vermelha, de cor característica. Restauranes de comidas exóticas os valorizam muito. Gosto não se discute.

Pode-se pescá-lo com material barra média e uma carretilha que suporte boa capacidade de linha. Estas carretilhas normalmente são da marca americana, penn. Linha 0,40mm com líder mais grosso e mais ou menos 700m de linha, vão garantir sua diversão. Se você estiver pescando com um material destes e entrar um grande peixe, é só ter calma e paciência, trabalhar o bixão com cuidado pois você nào corre risco de enroscos e depois comemorar. Às vezes até sai um recorde mundial aí. chega-se a capturar exemplares de até 60kg ou mais com este material. Certifique-se que as varas possuem passadores de roldanas que diminuem o atrito com a linha.

ATUM

Pesca Oceânica - Atum

Peixe muito esportivo, o atum pode ser caturado em praticamente todo nosso litoral em épocas de mar azul e águas quentes, no inverno eles migram para outras regiões. Usa-se um material médio, mas nem tanto porque o bicho é bruto. Pode chegar até 70kg de peso dependendo da espécie e sua carne, quem não conhece? É muito valorizado por restaurantes japoneses que aproveitam sua carne para o sushi e sashimi. No câmbio negro um exemplar grande pode valer uma fortuna, por isso a espécie está sendo ameaçada. Redes e barcos comerciais deviam ser punidos ferozmente, se você algum dia notar alguma irregularidade, denuncie. Pois bem, esportivamente pode ser pego com farnangaio, cavalinhas, iscas artificiais... é um peixe de meia água para superfície e anda em grandes cardumes. Não é raro capturar vários exemplares do mesmo tamanho. É bastante brigador e gosta de lutar no fundo. Só dá a cara quando está por vencido.

BARRACUDA

Pesca Oceânica - Barracuda

Barracuda ou bicuda é como se chama. É muito voraz e têm hábitos solitários. Caça grandes cardumes e possue presas de fazer medo em qualquer tubarão. Deve-se tomar muito cuidado ao manuseá-la por causa da sua dentição avantajada. já li alguma coisa a respeito da carne da barracuda. O artigo que li falava que a carne da mesma pode ser perigosa e representar riscos à saúde .Leia bem, isto NÃO é regra geral. Este fato curioso diz respeito a complexa cadei alimentar destes peixes. Existem microorganismos denominados dinoflagelados que possuem em seu corpo substâncias tóxicas ao organismo humano. Estes pequenos sers são comidos por outros peixinhos, que por sua vez são comidos pela comida da barracuda... entendeu? Pois é, resumindo, as barracudas comem outro peixes que já comeram direta ou indiretamente os dinoflagelados. E dependendo da concentração, isto pode vir a prejudicar o organismo humano. Portanto quando pescar uma barracuda ao invés de querer fazer aquele "fritinho", solte-a e deixe viver em paz. Para pescá-la usa-se o mesmo material de peixes maiores, dando mais ênfase para as iscas artificiais.

DOURADO

Pesca Oceânica - Dourado

Muito, mas muito esportivo mesmo! Está presente em praticamente toda pescaria oceânica e oferece muita diversão para quem o pesca. Dá saltos espetaculares até mesmo a 1m do barco. Também é um peso pesado da pesca oceânica, podendo atingir até 60kg ou mais. É de muito fácil distinção e o macho é totalmente diferente de fêmea. Este possui cabeça mais quadrada do formato de um bisão americano. Olhos pequenos e situados mais embaixo, perto da boca. Possui uma cor muito bonita e característica quando reçém capturado, ou na água. Logo após alguns minutos começa a escurecer como que prevendo a morte. A fêmea se assemelha mais a uma espécie de cavala, tem o formato da cara mais aguda na forma de triângulo. O dourado pode ser capturado principalmente com lulas artificiais e plugs grandes com barbelas maiores. É peixe de caça em cardumes e vive mais ou menos na meia água, variando de profundidade dependendo da temperatura.

BICUDO

Mistura meio de barracuda com marlin, este peixe é meio incomum numa pescaria pré-direcionada. Apesar de ser muito esportivo também, possui hábitos parecidos com as barracudas, tanto alimentares quanto sociais e territoriais. Gosta da meia-água e fundo, subindo para caçar. Ataca cardumes de pequenos peixes ou médios. Possui carne saborosa mas um pouco escura. Pesca-se com material médio e iscas convencionais.

CAVALA

Pesca Oceânica - Cavala

Quem já não saboreou umas postas de cavala frita no nordeste? Pois além de serem boas de panelas, são também boas de briga. Grandes cavalas podem atingir 50kg e fazer alegria de muita gente. Às vezes salta durante a briga, mas gosta mais da meia água. Pode ser apanhada em dia de sol quente na água azul e temperatura entre 25-28 graus. Iscas convencionais ou artificiais. Muitos pescadores artesanais do nordeste, conseguem capturálas com linhada de mão fazendo uma tainha, sardinha ou cavalinha de isca viva. Funciona bem também. Experimente pescá-la com linha fina e material leve. Vai causar uma bagunça que só você vai querer arrumar. Pesuqe próximos a arrecifes ou navios afundados. Não precisa estar muito longe da costa para se capturar bons exemplares. Talvez uma grande cavala esteja caçando suas vítimas a pouco mais de 1,5km da praia.

TUBARÃO OU CAÇÃO

Pesca Oceânica - Tubarão ou Cação

Muita gente confunde os dois e acha que cação é filhote de tubarão. Errado. Cação é apenas um nome comercial do tubarão. É exatamente o mesmo bicho sem distinção de idade ou tamanho. Apesar da mídia que fazem em cima deste coitado, o que parece um grande predador, torna-se apenas mais uma vítima da ignorância humana. Não se discute que o animal é mesmo assustador e onde ele põe aqulelas milhares de presas, arranca o que tiver pela frente. Mas estatísticas mostram que elefantes matam cerca de 200 vezes mais que tubarões e no entanto todos acham uma coisa linda o gordinho. Ambos animais são injustiçados, mas tubarões são mais devido ao fato de estarem mais presentes na vida das pessoas e a legislação por causa disto seja cega. Os ataques existem, é certo. Mas em 90% dos casos o animal foi pertubado ou provocado. Os casos mais frequentes de ataques que acontecem principalmente no nordeste e que aparecem no jornal, tornam o peixe um verdadeiro inimigo da raça humana, com direito à caçada e extermínio do animal. Surfistas, que são geralmente os mais atacados pegam suas ondas nos territórios pertencentes aos tubarões. Estes locais são os que apresentam as melhores ondas e são mais fundos, como cais de porto ou canais profundos. Estes imbecis têm que notar que não são os tubarões que estão invadindo a área e sim, os surfistas e outros malucos. Por isso muitas vezes o ataque é inevitável.
Depois do desabafo, falarei um pouco sobre a espécie. O cação como todos sabem vive desde a beira da praia até as profundezas do oceano. Pode-se pescar a espécie praticamente todo o ano e dependendo da região eles aparecem mais ou menos. A isca pode ser usada desde camarão, até filés de peixes ou peixes inteiros, com as tripas de fora para aguçar o sentido do bicho. Use material pesado porque a luta é forte. muitas vezes se você localizar um cardume pode nao conseguir embarcar um peixe sequer, pois quando um tubarão é capturado os outros montam em cima e começam a comer o angustiado. Talvez você esteja brigando e de repente a briga para e a única coisa que você recolhe pode ser uma cabeça ou babatana. Use anzóis totalmente encapados com aço de maior libragem possível. Cuidado no manuseio, pois uma dentada do bicho pode estraçalhar sua mão ou outro membro. Solte os exemplares menores e os deêm chance de procriar. Algumas espécies impossíveis de serem capturadas com anzol, como o tubarão branco podem chegar a mais de 5 metros e pesar 3 toneladas. Aliás o maior ubarão já caturado até hoje por pescadores profissionais, tinha algo em torno de 5m e 3,5 toneladas. Um fenômeno, sem dúvida. As espécies mais capturadas são: tubarão tigre; azul; pardo; galha preta; martelo; cabeça chata... são muito esportivos e corredores. A carne não tem muito valor comercial ao contrário de suas barbatanas. O que na realidade é um crime. Matar um animal tirar as barabatanas para donzelas comerem cheias de frescura em algum restaurante "chique" do mundo e o pobre animal é arremessado ao mar banhando em sangue até morrer. Temos que aprender a preservar este animais, o conhecimento faz a diferença.

 
 
 
COMPARTILHAR:
Adicione este conteúdo no Twitter. Adicione este conteúdo no Facebook.
 
 
 
 
 
 
Quem SomosExpedienteComo AnunciarFale ConoscoPolítica de PrivacidadeServiços
© 2005-2014 Guarapari Virtual - O Site da Cidade Saúde. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem prévia autorizaçao.