NOTÍCIAS          EVENTOS          CLASSIFICADOS          SOCIAL          GUARAPARI          CIDADES VIZINHAS          EMPREGOS          CULINÁRIA          GUIA COMERCIAL

PRAIAS DE GUARAPARI - ES

Democrática, Guarapari tem praias para todos os gostos e estilos. Durante o verão, quando a cidade está tomada por turistas, o burburinho maior se concentra em Areia Preta e praia do Morro, repletas de bares, quiosques, jovens e famílias. Os descolados seguem para Meaípe, onde o badalação acontece em clima de vila de pescadores; ou para Enseada Azul, point da paquera. Já os que querem sossego tomam a direção Norte, onde estão os cenários mais calmos, como Três Praias e Setiba.

PRAIA DAS VIRTUDES
Antigamente, era uma prainha cercada de mato e muito escondida, conhecida como Buraco Quente. Contam os pescadores que a origem do nome é porque as freiras só se banhavam ali, por ser mais escondido e discreto. Perto da praia, no pé do morro, existia uma nascente, o Poço dos Cavalos, pois ali, antigamente era pasto e os cavalos bebiam água neste poço. Era contornada de terra e pedra, e fornecia água aos moradores das proximidades.

Salinas: Subindo as pedras, mais à frente, ainda hoje existem os tanques de cimento das salinas que pertenceram ao Sr. Pedro Soares. Ali era produzido sal fino e por ocasião da guerra (1940-1945) abasteceu o comércio local. A água era captada por um cata-vento.

Arrebentação: Um pouco antes das salinas, quando a maré está baixa, forma-se uma pequena praia com grandes ondas.

Infra-estrutura da orla: Quiosques.

Localização: No centro de Guarapari.

Observações: Bastante procurada por pessoas que desejam uma praia sem muitas pessoas.

Extensão: 70M.
PRAIA DA FONTE
Praia de águas tranquilas entre as pedras.

Infra-estrutura da orla: Em sua orla não possue restaurantes, quiosques ou barraquinhas. Apenas em sua proximidade.

Localização: No centro de Guarapari.

Observações: Praia pouco sombreada e de águas calmas.

Extensão: 100M.
PRAIA DE MUQUICABA (PRAINHA)
Tem sua origem nos elementos MBERU ou MRU=mosquito e QUIÇAB ou QUICIA´=ninho, morada. Antigamente, era Mberuquiçaba ou Muruquiçaba e o povo simplificou para muquiçaba, que significa "morada ou ninho de mosquitos". Numa das extremidades, encontra-se instalada a Agência da Capitania dos Portos e, na outra, distante o Hotel Porto do Sol. Suas águas são as mais tranqüilas de toda a região.

Infra-estrutura da orla: Urbana, tem calçadão, postos salva-vidas e uma pracinha.

Localização: No bairro Muquiçaba.

Observações: Vida noturna agitada (no verão).

Extensão: 360M.
PRAIA DO SOL
Localização: No extremo Norte, o município divide com Vila Velha a Praia do Sol.

Acesso: Pela Rodovia do Sol.

Extensão: 11 Km.
PRAIA DE SETIBÃO
Areia grossa.

Infra-estrutura da orla: Ruas sem calçamento (terra).

Localização: No bairro de Setiba.

Observações: Extensa, com ondas fortes.

Extensão: 2Km.
PRAIA DE SETIBA PINA
Pina deriva de Pi, Pin, Pina=escavado, sem vegetação. Significa, portanto "local de conchas em abubdância sem vegetação". Uma linda praia, emoldurada pelo quadro de beleza natural.

Infra-estrutura da orla: Quiosques e restaurantes.

Localização: No bairro de Setiba.

Observações: Tem faixa de areia inclinada, dunas, restinga e castanheiras. Uma estrada de terra com 800 metros liga à Setiba. A 3,5 Km da costa está o Arquipélago de Três Ilhas. É Área de Proteção Ambiental (APA).

Extensão: 700M.
PRAIA DOS ADVENTISTAS
Praia de águas tranqüilas.

Observações: Um recanto para o lazer e a meditação. Esta praia, uma Colônia de Férias oferece a seus freqüentadores todo o conforto.

Localização: Três Praias.

Extensão: 400M.
TRÊS PRAIAS
A parte esquerda é procurada por surfistas. A direita, sem ondas, é um bom local para a caça submarina.
As praias são: Praia da Leontina - Extensão: 286
Praia de Mateus Lopes - Extensão: 175M
Praia dos Adventistas - Extensão: 400M

Localização: Três Praias.

Observações:São três lindas praias de enseada separadas por pedras. Cobra taxa de ingresso para veículos.


PRAIA DAS PELOTAS
Praia de grande beleza, encanta seus visitantes por sua bela paisagem. Com uma boa faixa de areia clara e fofa, possui mar azul com certa agitação. Durante a alta temporada costuma atrair diversos turistas, alguns aproveitam as boas ondas para surfar e tomar banho. Cercada por pedras, esta praia também possui árvores, que além de enfeitar a paisagem fornece sombra para seus visitantes.

Localização: Próximo ao centro da cidade.

Observações: Praia cheia de conchas onde os artesãos buscam material para fazer seus trabalhos.

Extensão: 40M.
PRAIA DO RIACHO
No meio da Praia do Riacho, do lado direito, vê-se a "Lagoa de Graçaí". Antigamente, esta lagoa unia-se ao mar, na maré cheia. Também os habitantes, vez por outra, furavam-na para que a água vazasse, facilitando a pescaria. Quando a maré estava alta, fechava a passagem e o povo dava volta pelo Morro da Cruz ou pela estrada velha de "Meaípe".

Enseada Azul: Logo após a Praia do Riacho, juntamente com a NOVA GUARAPARI, com acesso pela Rodovia do Sol, formada por três belas praias: Praia de Guaibura, Praia de Mucunã e Praia de Bacutia.

Localização: No bairro Ipiranga.

Observações: É um dos bons pesqueiros de Guarapari, mas não é muito freqüentada pelos banhistas, devido às ondas fortes.

Extensão: 4.800 M.
PRAIA DOS PADRES
Um recanto de poetas, entre a Enseada Azul e Meaípe, cercada por um pequeno bosque, cheia de coqueiros e ornada de castanheiras, jóia de águas claras. É o que sobrou do litoral mais bonito do mundo. Segundo Dr. Silva Mello: "Guarapari é mais bonita que a Côte D´Azul".

Extensão: 142M.
PRAIA DE MUCUNÃ OU PERACANGA
O termo Mucunã, na língua indígena, é o nome de uma trepadeira (planta), parasita de árvore cuja favas, embora venenosas, eram comidas pelos indígenas. É um belo recanto, com enorme privacidade.

Localização: Enseada Azul.

Observações: Nesta praia, a paz de uma colônia de pescadores.

Extensão: 960M.
© 2005-2015 Guarapari Virtual - O Site da Cidade Saúde. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem prévia autorizaçao.